sábado, 23 de fevereiro de 2013

Safra de arroz mantém o Maranhão como o 3º maior produtor do país



A regularidade das chuvas nos municípios da Baixada Maranhense e do Baixo Parnaíba está trazendo uma nova esperança a agricultores familiares que aguardavam a chuva para iniciar o plantio de arroz e milho. Os agricultores que receberam as sementes distribuídas pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), plantaram os insumos logo nos primeiros dias de chuva.
Por meio do Programa Viva Sementes, foram distribuídas a 150.500 agricultores familiares maranhenses, 1.505 toneladas de sementes de arroz e milho. Agricultores das Regiões Tocantina e Sul do Maranhão, por exemplo, não tiveram problemas com chuvas e deram início ao plantio ainda no mês de dezembro, devendo iniciar a colheita nos meses de março e abril.
O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, afirmou que por conta da falta de chuvas, os produtores que fizeram o plantio anteriormente perderam suas lavouras. "Choveu em algumas regiões e os produtores plantaram logo de imediato. Outros aguardaram um pouco mais e só plantaram quando realmente as chuvas regularizaram", explicou ele.
Na regional de Viana, por exemplo, o gestor do escritório regional da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Marlúcio de Jesus Mendonça, explicou que o que determina o início do plantio de arroz na região é o solo encharcado. "Muitos agricultores que se anteciparam no plantio perderam suas plantações, pois foram quase 30 dias sem chuva. Quem guardou a semente fez o plantio logo após o reinício das chuvas", explicou ele.
O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Povoado Ricoa - localizado em Viana - Claudionor Oliveira, informou que alguns produtores ainda estão receosos em plantar novamente, após perderam suas lavouras. "Aqui tá chovendo muito e algumas áreas estão alagadas e não tem como meter a enxada pra plantar", contou ele.
Nos municípios da regional de Pinheiro, o gestor da Agerp, José Orlando Martins Ferreira, afirmou que a expectativa é de que se as chuvas continuarem caindo, a safra vai ser boa. "Poucas pessoas plantaram as sementes e a maioria resolveu aguardar as chuvas. Eles já estão concluindo o plantio", contou ele, que recebeu 60 toneladas de sementes de milho e 60 toneladas de arroz para distribuir aos agricultores da região.
No caso da regional do Baixo Parnaíba, que estava enfrentando seca, houve perda de até 80% no plantio de agricultores que vivem nos municípios da área leste do Estado, como é o caso de Santana do Maranhão. Por meio do Programa Viva Sementes foram destinadas 51 toneladas de sementes de arroz e 40 toneladas de milho.
"Graças a uma parceria entre a Agerp e a Embrapa, nós distribuímos sementes extras de milho a agricultores que perderam o plantio", explicou o gestor da Agerp de Chapadinha, Daniel José Coelho Almeida.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares neste início de safra, o secretário Cláudio Azevedo lembrou que a expectativa para a safra 2012/2013 é de um aumento de 41,67% na produção de arroz, em relação à safra passada, devendo atingir uma colheita de 622.143 toneladas, segundo dados do IBGE.
Mesmo com a estiagem do ano passado, a produção de arroz conseguiu manter o Maranhão como maior produtor nordestino e 3º maior produtor do país, atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que está previsto se repetir também para a safra deste ano.
O IBGE prevê, ainda, que a produção de milho seja de 855.209 toneladas na safra 2012/2013, representando um aumento de 31,73%, comparado à safra 2011/2012.

Grãos
Considerando as culturas do arroz, milho, feijão e soja, a produção de grãos do Maranhão terá um aumento de cerca de 10% em relação a safra 2011/2012, com uma produção de 3,3 milhões de toneladas de grãos, tendo a soja como responsável por mais de 50% dessa produção, com uma colheita estimada de 1,8 milhões de toneladas.
No caso da soja, a colheita já foi iniciada na Região Sul do Maranhão, responsável por mais de 90% de toda a produção do estado, que tem, ainda, o Baixo Parnaíba como a segunda região que mais produz o grão.
SEJA UM EMPREENDEDOR POLISHOP
SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES:
 
Nome
E-mail
Telefone
 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Policiais do 2º BPM sediado em Caxias estouram "boca de fumo" e apreendem motocicletas no interior


Dinheiro e pedras de crack apreendidos na ação policial 
realizada em Coelho Neto
Militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Caxias, deflagraram duas ações distintas nas cidades de Duque Bacelar e Coelho na última quinta-feira (21) que resultaram na apreensão de 34 motocicletas, oito armas de fogo e na prisão de três suspeitos de envolvimento com práticas criminosas.


Em uma das ações, realizada em Duque Bacelar, foram apreendidos 34 motocicletas. Segundo informações policias, os veículos estavam sem a documentação obrigatória para circular pela cidade. Há ainda, de acordo coma a polícia, há suspeita de algumas serem frutos de roubo.


Além das motocicletas, foram apreendidos três automóveis e um ônibus. Um revólver calibre 38 com cinco cartuchos e sete armas brancas também foram apreendidos. A arma de fogo estava em poder de Valdeci Pereira da Silva, de 42 anos, que foi conduzido ao distrito policial de Coelho Neto e autuado em flagrante por porte de ilegal de armas.


De acordo com a polícia, as blitzen foram montadas no intuito de inibir assaltos a estabelecimentos comerciais e bancários instalados no município de Duque Bacelar.

Já em Coelho Neto, uma ação conjunta de militares do 2º BPM com o apoio de investigadores lotados na delegacia do município estourou mais uma "boca de fumo", resultando ainda na prisão de um homem suspeito de cometer diversos roubos naquela região.


 O ponto de tráfico, segundo a polícia, funcionava na residência do casal Francisco Cristóvão da Silva Araújo e Edna Lima Oliveira da Silva, localizada no bairro Olho D'aguinha. No local, as equipes policiais apreenderam um revólver calibre 22; 25 pedras de crack; uma porção de maconha e a quantia de R$ 265 em espécie, o que segundo a polícia, foi arrecado com o tráfico de entorpecentes. Ambos receberam voz de prisão e foram conduzidos para o distrito policial do município.


Os militares ainda efetuaram a prisão de Emilio Antônio Severo da Silva, suspeito de envolvimento no roubo a duas motocicletas, uma Yamaha XTZ 125cc, de cor preta, com placas HPY 0934, que havia sido roubada no último dia 12 e uma BIZ 125, também de cor preta. As motocicletas foram roubadas nos últimos dias 12 e 14, respectivamente. Emilio foi preso e permanecerá detido à disposição da Justiça.


SEJA UM EMPREENDEDOR POLISHOP
SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES:
Nome
E-mail
Telefone
 

XVIII - SP DE COELHO NETO: EDUCANDO PARA DIVERSIDADE, SABERES NECESSÁRIOS E DESAFIOS ATUAIS




A XVIII Semana Pedagógica de Coelho Neto – MA será realizada entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2013. Já tradicionalmente, os locais escolhidos para o evento são o Teatro Municipal e a Escola Municipal José Sarney.
Neste ano, o encontro, que objetiva principalmente discutir as práticas pedagógicas e planejar o ano letivo, possui o tema:EDUCANDO PARA DIVERSIDADE, SABERES NECESSÁRIOS E DESAFIOS ATUAIS.
A temática escolhida visa o maior entendimento a respeito da diversidade de estilos e de ritmos da aprendizagem dos alunos em nosso Município e, simultaneamente, alerta os docentes a propósito do quanto soa preconceituoso o não entendimento e a pertinência do referido tema no ambiente educacional. Ressalta-se que a Educação Inclusiva é eficaz contra a repetência e a evasão escolar tendo ainda a função de levar nossos estudantes ao poder de associar a escola a sentimentos de aceitação e de libertação das emoções ruins produzidas por qualquer prática de preconceito na sociedade. Esse trabalho de inclusão é uma parte fundamental dos desafios de toda escola.
A programação resume-se a:
26.02.2013: (Abertura Oficial, Ciclos de palestras, Momento Cultural);
27.02.2013: (Encontro Pedagógico dos professores de todos os níveis de ensino);
28.02.2013: (Planejamento);
01.03.2013: (Encontro com os pais na escola)
SEJA UM EMPREENDEDOR POLISHOP
SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES:
 
Nome
E-mail
Telefone
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Soliney Silva e Gil Cutrim no comando da FAMEM



Gil Cutrim, Max Barros e Soliney Silva
O secretário de Estado chefe da Casa Civil e interino da Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, levou os cumprimentos do governo ao prefeito Gil Cutrim, de São José de Ribamar, pela vitória na eleição para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), na comemoração realizada no fim da tarde desta quarta-feira (20), na sede da Apcef. O secretário foi felicitar o novo presidente da Famem após o resultado do pleito, realizado durante todo o dia. Candidato único, Gil Cutrim foi aclamado, com mais de 90% dos votos dos prefeitos filiados à entidade e estará à frente da Famem no biênio 2013-2014.
O secretário ressaltou que acredita na força dos municípios para o desenvolvimento dos estados e do Brasil. “Eu estou muito contente pela vitória do prefeito Gil Cutrim e, mais ainda, por esta eleição ter acontecido sem disputa, em chapa única, com mais de 90% dos votos dados a ele. Isto significa dizer que os prefeitos estão unidos, o que demonstra que o Maranhão está unido”, declarou.
 Luis Fernando Silva e Gil Cutrim 
se abraçam na comemoração
Luis Fernando Silva salientou a importância de continuar a parceira e o trabalho em prol de um Maranhão melhor. “Nós realmente precisamos continuar progredindo, gerando emprego e renda para que a qualidade de vida dos maranhenses seja ainda melhor”, afirmou o secretário. Presentes à cerimônia, prefeitos, vereadores municipais e o atual presidente da entidade, Júnior Marrea.
 Para os prefeitos que participaram do pleito, a avaliação foi positiva. “Dos 190 filiados à entidade, 185 compareceram à eleição e todos imbuídos do fortalecimento da Famem.
Gil Cutrim é um prefeito jovem e tem um talento especial para a coisa pública. Nós estamos felizes com essa eleição e, juntos, iremos buscar saídas para o engrandecimento e fortalecimento do municipalismo”, destacou o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, eleito vice-presidente da entidade.
O novo presidente da Famem salientou que sua responsabilidade é ainda maior por causa da eleição em chapa única, o que, segundo ele, é um reflexo da credibilidade que a entidade adquiriu ao longo dos anos. “Não podemos deixar a peteca cair e nossa gestão será descentralizada. Uma de nossas primeiras ações será criar um escritório administrativo em Imperatriz, para atender a Região Tocantina e, dessa forma, trabalhar juntamente com os prefeitos em cima das diretrizes para os próximos dois anos”, adiantou ele, que ocupava o cargo de vice-presidente da entidade.
Gil Cutrim também disse ainda que trará as reivindicações dos municípios e levará ao conhecimento do Governo do Estado e à esfera federal. “Nossa administração será participativa, buscando o diálogo com o Governo do Estado como vinha fazendo na gestão anterior, da qual fiz parte, ao lado do prefeito Júnior Marreca. E isso tenho certeza que acontecerá”, concluiu.
Fonte: Secom      Texto: Evandro Junior  

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Polícia Civil e Militar de Coelho Neto Fecham o Cerco Aos Traficantes na Cidade!

anigif34


Por Raphael Duarte -Blog Virou NotíciaEm cumprimento a Ordem Judicial de Busca Domiciliar, Policiais da 3ª Cia do 2º BPM e Polícia Civil de Coelho Neto, realizaram, na manhã da última quinta-feira, busca em três residências localizadas na Rua da Eucaristia, no Bairro Olho D’aginha, em Coelho Neto.



Conforme informações, em uma das residências foi preso em flagrante Gilmar Soares da Silva, vulgo “Jaburu”, de 22 anos, por tráfico de drogas. O acusado é oriundo de Caxias, onde já foi preso pela mesma pratica, além de outros crimes como furto e roubo de veículos.


Com Jaburu foram apreendidas 67 pedras de crack, uma porção de maconha e R$ 112,00 trocados em notas pequenas. No local ainda foram apreendidos aparelhos eletrônicos, peças de motocicletas, um faqueiro inox, e outros objetos, segundo a polícia, supostamente roubados e usados como “moeda de troca”, típico dos pontos de venda de drogas.

Várias motos também foram recuperadas dentro de uma matagal próximo ao Bairro parque Amazonas, todas elas praticamente desmontadas, para venderem as peças a receptadores.

O Capitão Flávio Ramos comandante  da Polícia Militar de Coelho Neto e o Delegado Leonan Casimiro tem unido forças para manter os traficantes fora de circulação e a cada dia tem sido intensificada a busca por estes meliantes.

anigif435

A operação, que teve a coordenação do Cap. PM Flávio (Cmt da 3ª Cia do 2º BPM) e do Delegado Leonan Casimiro (Delegado Municipal de Coelho Neto), foi mais uma operação conjunta com êxito na área da 3ª Cia do 2º BPM, em Coelho Neto.






segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Lançado Pacto pela Alfabetização na Idade Certa no Maranhão


Secretário Pedro Fernandes destacou 
a importância do pacto para melhorar 
os índices educacionais


Com a participação de autoridades governamentais, prefeitos, secretários municipais de educação, gestores e professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) foi lançado, nesta segunda-feira (18), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.  
A solenidade foi presidida pelos secretários de Estado, Luís Fernando Silva (Chefe da Casa Civil), representando a governadora Roseana, Pedro Fernandes (da Educação), e o reitor da Ufma, Natalino Salgado. Participaram, também, o promotor de justiça da Promotoria Especializada na Defesa da Educação, Paulo Avelar, e o secretário de Educação de São Luís, Alan Kardec.  
Luís Fernando ressaltou o esforço conjunto de todos os entes federados em torno de um tema nacional para garantir o acesso à educação pública de qualidade, corrigindo questões fundamentais no processo ensino-aprendizagem. “A efetivação do pacto pela alfabetização no Maranhão representa um passo importante, congregando o esforço conjunto de todos para corrigir questões como baixo rendimento, repetência, evasão escolar e um grande prejuízo econômico e social”, destacou. 


Gestores e professores participam do lançamento do Pacto 
pela Alfabetização na Idade Carta


“Estamos todos juntos – Estado, União e municípios – com o mesmo foco que é melhorar os índices educacionais. A Universidade Dom Bosco (UnDB) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, apoiará as secretarias municipais de educação, para que o pacto chegue a todos os municípios do Maranhão”, enfatizou o secretário de Educação, Pedro Fernandes.
O reitor da Ufma, Natalino Salgado destacou a participação da Universidade nesse processo. “A Ufma está honrada em participar de um pacto tão relevante. Além da formação dos professores que é fundamental, acima de tudo, queremos ver a formação de nossas crianças. Sem educação, não há caminho nem futuro”, frisou.      
O prefeito de Cachoeira Grande, Francivaldo Vasconcelos Sousa, ressaltou a importância do pacto para o município.  “Este pacto é um incentivo para que possamos inserir nossos alunos nas políticas governamentais, que visam o benefício da alfabetização para todos”, realçou.

Formação
Os cursos de capacitação de professores, que fazem parte das ações do pacto, serão realizados ao longo deste ano, nos núcleos de Imperatriz, que reunirá professores de 34 municípios; São Luís, que sediará a formação para 43 municípios; Pinheiro (42 municípios); Caxias (17); Presidente Dutra (32); e Bacabal, que receberá outros 33 municípios.
A meta é que 938 professores orientadores e 32 formadores alfabetizem 22.571 alunos, de 201 municípios maranhenses, distribuídos da seguinte forma: 3.030 alunos em Imperatriz; 5.884 em São Luís; Pinheiro (3.953); Caxias (3.037); Presidente Dutra (2.955) e Bacabal (3.712).
O Pacto Nacional desenvolve um conjunto de ações coordenadas por um Comitê Gestor Nacional, do qual participam o Ministério da Educação (MEC); o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep); o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed); a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

Inverno chegou de vez na região Leste Maranhense



Av. Mal. Cordeiro de Farias - Coelho Neto - MA

Inverno chegou de vez em nossa região (leste maranhense).

Essa certeza vem com as quedas pluviométricas nos últimas dias em Coelho Neto, quando, no sábado (16), choveu 98 milímetros de água; índice não registrado (num só dia) nos últimos três anos em nossa cidade.

Mesmo faltando 11 dias para fechar fevereiro, já superamos em 21,8% as precipitações pluviométricas registradas no mesmo mês em 2012.

E a previsão é de muito mais chuva para os próximos dias.