sábado, 23 de julho de 2011

Collo de Menina (no festejo de Sant’Ana), veja como foi


Mais uma grande noite na programação do Festejo dos 150 anos da Paróquia de Sant’Ana.   Após a missa (6 Noite: das mulheres) na Igreja Matriz, a população seguiu para o Espaço de Eventos (Corredor da Alegria) para ver o ritmo Pop da Garagem Nacional e, em seguida, o forró da Collo de Menina.
 
Collo de Menina - Show Coelho Neto -22.07.11
Foi fantástico, conforme você vai ver agora:
Comece vendo a animação no camarote.

Quer ver como foi o show da Collo de Menina, clic no link abaixo e em seguida dê play em TV Sinal Verde  e veja, também, as fotos.


Novos Estados

No dia 11 de dezembro deste ano, a população do Estado do Pará irá às urnas para decidir, através de plebiscito, sobre a criação do Estado do Carajás e Estado do Tapajós.
Mapa do Pará e dos novos Estados, caso criados
Se criados, o Estado do Carajás, se originará da parte sul e sudeste do Pará e terá 39 municípios e sua provável capital é a cidade de Marabá; já o Estado do Tapajós, será desmembrado da parte oeste do território paraense e será composto por 27 municípios e terá como capital a cidade de Santarém.

O custo do plebiscito para a Justiça Eleitoral será em torno de 5 milhões de reais.

Já o custo imediato para a instalação dos novos Estados, caso criados, é de quase de R$ 1,5 bilhão, sem falar dos mais de R$ 3 bilhões que a União terá de sustentar os novos Estados. O interessante é que essa despesa será dividida com os outros Estados já consolidados.

Ainda, não se deve esquecer que novos Estados já entram com mais 3 senadores e 8 deputados federais cada, além de governadores e vice-governadores, secretários de estados e deputados estaduais.

O que se espera, caso sejam criados, é que estes novos Estados resolvam os problemas dos contribuintes no que diz respeito aos seus anseios e suas carências, como saúde, educação, segurança pública e qualidade de vida.

Porém, sabe-se, que somente uma distribuição de renda eficiente, com combate à corrupção, moralização no serviço público já seria um bom começo para minimizar as mazelas sociais desse país.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Maior parte das mulheres odeia se ver em fotos

Hoje em dia grande parte da população possui câmera fotográfica, seja ela uma máquina dedicada - no caso dos entusiastas da fotografia, acoplada ao celular ou tablet. 

O que muitos não devem saber é que esse acessório não é somente uma ferramenta para documentar momentos, mas também para estressar mulheres.Um estudo aponta que boa parte das mulheres odeia se ver em fotos, principalmente naquelas batidas de surpresa. 

Motivo pelo qual boa parte evita (quando pode) situações como essa. Entretanto, quando não há saída e a foto é registrada, a maior reclamação do público feminino é em relação ao sorriso, devido à sensação de os dentes não estarem suficientemente claros ou ele ter saído hesitante.
52% das mulheres não gostam do sorriso na foto.

 Outro percentual, 14%, encontra imperfeições em linhas de expressão do rosto. Também são alvo de lamentos sair com os olhos fechados ou não estar vestida adequadamente. Como se todos esses fatores não fossem suficientemente ruins para a sanidade delas, o horror verdadeiro de toda mulher é que aquela foto em que está especialmente pavorosa seja postada em alguma rede social
Fonte: acessoparnaiba

"Voto Jovem na Escola", projeto será realizado em escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se integrou ao projeto "Voto Jovem na Escola", lançado  quinta-feira (21) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A ação, que será realizada em todas as escolas de ensino médio da rede estadual de ensino, visa estimular o alistamento eleitoral e o desenvolvimento da consciência cívica dos estudantes e futuros eleitores.
Participaram da solenidade de lançamento, o presidente do TRE, Raimundo Freire Cutrim; a secretária adjunta de Coordenação das Unidades Regionais de Educaçã, Virna Teixeira, representando a Seduc; a corregedora Anildes de Jesus Cruz; o juiz federal Magno Linhares Moraes; e o juiz José Bernardo Rodrigues, além de outras autoridades e convidados.
O projeto sob a responsabilidade do TRE será realizado em parceria com a Seduc e o Banco do Brasil, para corrigir o fluxo de demanda reprimida de potenciais eleitores jovens. Atualmente, 36% dos jovens na faixa etária de 16 a 19 anos estão fora do processo eleitoral no Maranhão. Na oportunidade, foi firmado um termo de parceria entre as instituições.
Para a representante da Seduc, Virna Teixeira, a parceria  fundamental para por fim ao estigma predominante na sociedade de que a política partidária é algo distante e que a representação política parlamentar não diz respeito à participação da sociedade.
Ela ressaltou que esta ação vem para fortalecer a educação nas escolas, a fim de que os estudantes recebam uma formação efetivamente política e possam influir na sociedade. "O projeto vai estimular um sentimento muito forte entre os jovens no processo de cidadania", salientou.
De acordo com Virna Teixeira, o projeto tem como meta elevar o índice de eleitores na faixa dos 16 anos, para que os jovens se sintam estimulados a participar através das ações práticas que serão desenvolvidas nas escolas.
Um levantamento feito pelo TRE revela que de 682 mil jovens maranhenses, com idades entre 16 e 19 anos, apenas 248 mil participaram efetivamente do último processo eleitoral. Para a representante da Seduc, a educação deve contar com a participação de todas as instituições e que o TRE está próximo dos anseios da população e quer atuar como parceiro neste processo educativo eleitoral.
O presidente do TRE, Raimundo Cutrim, frisou que a meta do projeto é estimular o processo de cidadania entre os estudantes da rede estadual de ensino. Neste sentido, no próximo ano o projeto será implementado em todas as escolas da capital e do interior. "Vamos conscientizar os jovens de que o voto é a principal arma para sustentar o estado democrático de direito no país, de modo consciente e responsável", disse.
Durante a solenidade, uma integrante do grupo de teatro do projeto "Voto Jovem na Escola" apresentou a performance "Meu voto não tem preço", baseada no texto da estudante do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida (BCA), Elayne Leite da Silva, vencedora do prêmio Justiça Eleitoral de redação.
Para expandir as ações do projeto serão realizadas diversas atividades como a distribuição de material e cartilhas educativas para ajudar a multiplicar o número de jovens eleitores.

Veja o vídeo:   


Luxemburgo convoca Adryan para a partida contra o Ceará

Sem Ronaldinho e Thiago Neves que, suspensos, não enfrentam o Ceará, o técnico Vanderlei Luxemburgo convocou o jovem Adryan, de apenas 16 anos, para a partida de sábado, às 21h, em Macaé. O jogador estava em Minas Gerais com a equipe júnior do Flamengo que disputa a Taça Belo Horizonte e se apresenta nesta quinta-feira ao treinador.
VIsto como o principal jogador das categorias de base do Flamengo, Adryan foi o camisa 10 rubro-negro na conquista da Copa São Paulo, em janeiro. No início do mês, foi o destaque e conquistou a chuteira de bronze no Mundial Sub-17, com a Seleção Brasileira (veja o vídeo).
Como profissional, Adryan fez apenas uma partida com a camisa do Flamengo. Ele entrou no segundo tempo do amistoso contra o Londrina, em janeiro, e recebeu elogios de Vanderlei Luxemburgo.
A programação dos relacionados para o jogo contra o Vozão também sofreu alterações. O time volta de São Paulo nesta quinta-feira à tarde e já se concentra às 23h. Na sexta-feira, a viagem para Macaé está prevista para as 9h, e às 18h, Luxemburgo comanda um treino do estádio Cláudio Moacyr. Após a partida, todo o elenco terá o domingo de folga.

Veja mais Adryan:  (clic no Link, e em seguida: Sinal Verde Esportes)

Manchester United segue de olho no futebol de Adryan, do Flamengo

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Clarear de um novo tempo – parte I

 Pode parecer lúdico, mas eu jamais presenciei um momento (em Coelho Neto) tão motivador quanto o atual. Olhe que aqui estou desde 1971.
Esta sensação, também visível no semblante dos que amam a nossa terra, são reflexos da superação do nosso povo para com os obstáculos deixados, e que já começam a sucumbir na vala do esquecimento.

Vejo assim:

Primeiro:

A nossa população dá mostras claras de que vem aprendendo a conviver sem a sustentabilidade financeira dos grandes quadros empregatícios no Grupo João Santos, quando este se manteve no auge da oferta de trabalho no município. Não tá sendo fácil, mas recomeçar foi a saída.

Segundo:

O nosso povo acreditou em um novo projeto político-administrativo (governo de todos) para o município, e que já contempla significativas conquistas. Exemplos: Ruas e Avenidas, quase 100% calçadas e (outras) asfaltadas. As Secretárias de Saúde e de Educação,  apresentam ótimos índices de avanços para com a busca de desenvolvimento e cumprimento das metas e ações em prol da nossa gente.

Terceiro:

Ganhamos, como portal de entrada da cidade, uma grande avenida (Antônio Guimarães), que elevou a plástica visual inicial quando da chegada a Coelho Neto. 

Clic na foto, para ampliá-la
foto:  Raymundo José
 Quarto:

 O Espaço de Eventos (corredor da alegria) da cidade consolida-se como o centro de lazer e entretenimento dos coelho-netenses.  O Festejo Junino 2011 (em qualidade e público presente) foi fantástico, resultado do empenho do Governo de Todos. O Festejo dos 150 anos da Paróquia de Sant’Ana, em curso, vem empolgando a todos por sua organização e pela qualidade das atrações em cada noite.  Sem violência e, consequentemente, trazendo de volta as nossas famílias ao convívio do lazer e da cultura.

 Quinto:

 Neste momento tão especial em que vivemos (ainda não é o ideal), também vou contribuir para com esse sentimento da nossa cidade.   Torno público aqui a minha felicidade de poder, em poucos dias, fazer o lançamento do meu livro “Pelas Ruas e Calçadas”, que chega para fazer parte desse período histórico em que passa a nossa Coelho Neto.   Desde já você é o meu convidado para esse nosso grande momento.

Sexto:

Toda a nossa população cheia de expectativas para a conclusão do Instituto Federal tecnológico – IFET de Coelho Neto.  Será a maior realização em prol da população desta cidade, e região.

Viu como é fácil enumerar momentos de uma realidade!?

Aguarde a parte II desse tema, quando falaremos de II SALICON e de outros grandes momentos. Conto com  você.

Veja vídeo: (clic no link)


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sinal Verde FM, é sucesso nacional


Quando o trabalho é feito com responsabilidade e com comprometimento o resultado é o melhor possível. Assim, clic no link e ouça o nosso TOP 10

Música, Notícia, Esporte e Entretenimento

Sinal Verde FM, a rádio 100 de Coelho Neto

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pênalti de calcanhar pode render punição a atacante


O pênalti de calcanhar batido pelo lateral Theyab Awana, dos Emirados Árabes Unidos, correu o mundo e virou uma sensação na internet (veja o lance no fim do post). Além da situação inusitada, havia ainda a especial coincidência de ter sido realizada no mesmo dia em que a seleção brasileira perdeu quatro penalidades na disputa contra o Paraguai por uma vaga na semifinal da Copa América.

Ou seja, Awana praticamente virou um 'professor de pênalti' para os brasileiros ao fazer, de costas, o que os nossos jogadores não conseguiram de frente: colocar a bola no fundo da rede. Mas se no mundo virtual o lance ganhou muitos aplausos e gerou boas risadas, na vida real o autor da façanha não tem tido o mesmo sucesso.
A brincadeira no pênalti, que encerrou a goleada de 6 a 2 no amistoso contra o Líbano, foi reprovada logo de cara pelos jogadores e pelo técnico adversário. E até o treinador dos Emirados Árabes Unidos ficou irritado com o que ele classificou de 'desrespeito' ao Líbano. Awana, que marcou o polêmico gol aos 35 minutos do segundo tempo, foi substituído poucos minutos depois, e corre risco de sofrer outras punições, segundo afirmou um dirigente da seleção dos Emirados Árabes Unidos, Esmaeel Rashed.

- Isso não deveria ter acontecido.


Acho que foi um desrespeito, e não podemos aceitar que ninguém do nosso time desrespeite o adversário - declarou Rashed ao jornal 'The National',

Segundo Rashed, Awana pediu desculpas aos colegas de equipe no vestiário. O técnico dos Emirados Árabes Unidos, o esloveno Srecko Katanec, também reprovou o pênalti batido por Awana.

- Vamos resolver isso internamente e não vamos mais falar sobre isso. Isso não foi respeitoso, estou muito chateado. Minha reação foi normal, eu simplesmente o tirei de campo - declarou Katanec, visivelmente irritado, após a partida.

Meu ponto de vista: 
- “Vejo tudo isso (a falação reprovando o modo como o atleta dos Emirados Árabes Unidos bateu o pênalti) como uma afronta à arte de jogar bola. Não vejo nenhum ato desrespeitoso um atleta ousar e converter, em gol, uma cobrança de pênalti como a que aconteceu (de calcanhar). De certo mesmo quem deve ser punido são os atletas brasileiros que não converteram as suas cobranças, pois, ali sim, provocaram reações negativas à nossa população, podendo causar até mortes ao nosso povo”.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Inclusão digital muda realidade de José de Freitas

Do Brasil Econômico (SP)
Em José de Freitas, cidade do Piauí com pouco mais de 36 mil habitantes, a realidade de cerca de 2.000 alunos do 1º ao 5º ano primário mudou graças à tecnologia. Computadores, lousa digital e aparelhos desenvolvidos para o ensino de português e matemática atraíram a atenção dos estudantes e incentivaram professores.
O resultado foi queda nas taxas de reprovação e de evasão escolar. O Ministério da Educação lançou um desafio à Positivo Informática: implantar a tecnologia educacional desenvolvida pela empresa em um dos 1.300 municípios brasileiros com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A escolha de José de Freitas se deu pela proximidade com uma capital que fica a 48 quilômetros de Teresina e pela possibilidade de atender a todos os estudantes do 1º ao 5º ano das 11 escolas públicas do município. O projeto implantado em 2009 rendeu rápidos resultados.
Para Maria do Livramento, diretora da Escola Estadual Levy Carvalho, que não tem biblioteca nem mesmo telefone, a maior dificuldade para os professores era a falta de metodologia. A união da tecnologia com conteúdo didático e formação do professor resultou em uma aula completa, alegre e dinâmica.
A taxa de reprovação que era de 50%, agora é quase nula , comemora. Os professores, que antes contavam apenas com lousa, giz e conteúdo didático tradicional, agora utilizam durante as aulas o portal Aprende Brasil, que oferece material didático de apoio para todas as disciplinas, além de centenas de jogos educativos, passatempos e desafios que prendem a atenção da criança e ajudam a fixar o conteúdo.
Com a finalidade de mostrar que a tecnologia pode contribuir, e muito, para formação educacional, o projeto trouxe avanço na alfabetização dos estudantes. Muitos alunos não sabiam ler, somente desenhavam as letras , diz Regina Silva, diretora de projetos educacionais da Positivo Informática.
Processo de transição
A professora do 1º ano da escola estadual Engenheiro Vicente Batista, Regina Lima, confessa que à primeira vista, tanta tecnologia assustou. Nunca tive contato com computador ou lousa digital. Fiquei apreensiva. Mas depois do treinamento percebi o quanto as soluções me ajudariam nas aulas . Os educadores tiveram cerca de 500 horas de treinamento e podem contar com um monitor, que fica à disposição nas escolas, para qualquer dúvida.
Os alunos têm acesso ao laboratório no mínimo três vezes por semana, em aulas de 50 minutos. Com certeza as novas atividades melhoraram o desempenho; percebo maior rapidez de raciocínio devido à prática de aprendizado paralelo ao conteúdo ministrado , diz a professora Regina. Ela acrescenta que, agora, a única dificuldade é tirar os alunos do laboratório após o término das aulas.
Mudança de didática
O modelo de ensino tradicional, no giz e livro, é pouco eficiente para algumas partes do currículo educacional. Isso acontece principalmente nas primeiras séries, cuja introdução básica do português e matemática exige muita repetição de informação, o que pode entediar o aluno , afirma Edgard Cornachione, pesquisador na área de tecnologias instrucionais.
Francisco da Rocha, de 9 anos, cursa a 4ª série e afirma que as aulas são mais atrativas, pois a turma não fica mais o dia inteiro dentro da mesma sala. Agora vamos para o laboratório, as aulas ficaram mais legais e mais cheias, meus amigos quase não faltam , conta o garoto.
Segundo teorias educacionais, as crianças aprendem por tentativa e erro. Para o professor Cornachione, os alunos que são instruídos com o auxílio de programas de computador, por exemplo, tem menos medo de errar, pois o processo é mais dinâmico.
As novas gerações podem utilizar instrumentos de simulação que permitem o erro sem consequências. Camila Lima dos Santos, de 10 anos, nunca tinha visto um computador.
Ela conta que as aulas ficaram mais divertidas e os conteúdos mais fáceis de aprender. Agora, a gente fica com mais vontade de ir à escola. O que mais gosto é o jogo de tabuada, pois minha matéria preferida é matemática , diz a menina. Quero me formar em Medicina para salvar a vida de outras pessoas , sonha.

domingo, 17 de julho de 2011

A semana, em fotos

Tenho certeza que você viveu (e contemplou) momentos inesquecíveis na semana (10 a 17.07) em nossa Coelho Neto. Vamos recordar como foi, via algumas fotos, Como segue:
CLIC (duas vezes) NA FOTO para ampliá-la

CLIC (duas vezes) NA FOTO para ampliá-la

Nossa Senhora Santana, Padroeira de Coelho Neto
(Foto: Blog Paróquia de Santana)

Dra. Rosângela Curado 
abertura da VI Conferência da Saúde de Coelho Neto
(Foto:  Blog Língua Solta) 

CLIC (duas vezes) NA FOTO para ampliá-la
 

Prefeito Soliney Silva = 
Pronunciamento no Encerramento
da VI Conferência de Saúde de Coelho Neto
(Foto: Blog Língua Solta)

Dra. Rosângela Curado, Suely Silva e Raimundo Guanabara
Três grandes alicerces do Governo de Todos
(Foto: Blog Língua Solta)

CLIC (duas vezes) NA FOTO para ampliá-la

CLIC (duas vezes) NA FOTO para ampliá-la
Qualquer semelhança aqui (na foto) é mera coincidência, mas:
Sempre, o ciúme e a inveja são indisfarçaveis

ROSÂNGELA DESTACA DESCENTRALIZAÇÃO DURANTE CONFERÊNCIA DE SAÚDE


Os dias 14 e 15 foi marcado pela realização da VI Conferência Municipal de Saúde de Coelho Neto (foto) com o tema Todos usam o SUS: Coelho Neto em busca da articulação das ações integradas de saúde.
Estiveram presentes na mesa de abertura a 1ª. Dama de Coelho Neto Suely Silva (representando o Prefeito Soliney da Silva), a Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado, o Presidente da Câmara Mariano Crateús, o ex-prefeito Raimundo Guanabara, o Vereador Edvaldo Alves, o Vereador Antonio Pires, a representante do Sindicato dos Agentes de Saúde Marinalva, o Gestor Regional de Saúde Dr. José Raimundo, o Diretor Clinico da Casa de Saúde e Maternidade de Coelho Neto Dr. Ozacy Leal e o representante dos usuários Sr. Joaquim Lotero (foto).Foi dada oportunidade para a Banda Municipal (foto) para execução do Hino Nacional e Hino de Coelho Neto. O público presente estava segmentado de prestadores de serviço, usuários, gestores, conselheiros de saúde e participantes.A Secretária de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dra. Rosângela Curado fez a abertura oficial do evento saudando os presentes e destacando a importância das Conferências assegurada como conquista pela Constituição Federal de 1988. Dra. Rosângela frisou a importância das discussões para implementação das políticas de saúde a nível municipal, estadual e nacional
Em sua fala o Presidente da Câmara Mariano Crateús-PTB destacou as ações de saúde desenvolvidas no município durante a gestão do Prefeito Soliney Silva. Falou ainda da disponibilidade da Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado e da equipe da saúde para fortalecer a política do município. Com aplausos da platéia e muita empolgação, os usuários do CAPS fizeram uma apresentação teatral (foto) sobre as ações da saúde desenvolvidas pelo município.

Houve a apresentação oficial dos membros do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão Organizadora da Conferência. O momento de emoção e comoção de todos, inclusive da Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado e da 1ª. Dama Suely Silva foi a homenagem póstuma feita ao Professor Nonato Sampaio (que era Conselheiro Municipal de Saúde) através de uma apresentação de vídeo e a interpretação da música Canção da América feita pelo dentista Amundsen Lacerda (foto).
Na palestra-magna da noite, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dra. Rosângela Curado (foto) fez uma explanação em torno da Implementação das Políticas de Saúde no município de Coelho Neto. Durante a palestra entre outros assuntos, a Secretária destacou que foi no atual governo que a política de saúde foi descentralizada. “Desde que o Prefeito Soliney Silva assumiu o governo e graças a uma decisão política dele, implantamos a descentralização atendendo ao que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde-SUS. Quando chegamos aqui os trabalhadores de saúde são testemunhas de que tudo passava pela Prefeitura, inclusive a compra de uma simples folha de papel, uma diária de viagem, tudo era centralizado, contrariando o que orienta o SUS. Hoje de fato o município possui a gestão plena da política de saúde e tudo isso tem sido decisivo para conseguirmos apresentar tantos resultados em tão pouco tempo”, disse ela.
No espaço da Maçonaria foi montado o Corredor da Saúde (foto) com uma amostra dos programas, projetos e ações desenvolvidos pela política de saúde.
No segundo dia de Conferência as palestras e os debates aconteceram durante todo o dia. O Prefeito Soliney Silva-PSDB marcou presença no evento e antes de sentar-se a mesa dos debates cumprimentou individualmente os presentes. Quando teve oportunidade de fazer uso da fala, o Prefeito pontuou vários assuntos pertinentes a nova realidade vivida pela saúde e das conquistas do seu governo, tendo sido aplaudido diversas vezes. Durante mais de uma hora, Soliney (foto) fez com muita propriedade uma explanação a respeito de todos os recursos administrados pela saúde e a contrapartida feita pelo município. Pontuou avanços, dentre os quais a implantação do Centro de Especialidades Odontólogicas – CEO, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga, da Unidade Básica de Saúde do Bairro do Anil e fez vários elogios aos trabalhadores da saúde.
Na parte da tarde houve os grupos de trabalho e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde. Durante o evento houve ainda a apresentação das propostas debatidas nos GT´s. Durante o encerramento foi servido um coffee break aos presentes.