sábado, 19 de fevereiro de 2011

Chuvas em Coelho Neto já superam as previsões

O Coordenador do Laboratório de Meteorologia (LabMet) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gunter de Azevedo Reschke, afirmara no início do ano que as chuvas no Maranhão serão mais intensas, neste semestre. O laboratório monitora o tempo e o clima no Maranhão e está trabalhando em conjunto com a Defesa Civil Estadual, por meio de parceria firmada em 2010.

Em 2009, as chuvas foram intensas, mas se concentraram mais nos meses de abril a maio. No ano passado foram fracas e só começaram em março.

Chuvas em Coelho Neto

Para os técnicos da meteorologia, o período chuvoso no Maranhão é de janeiro a julho, sendo o espaço de fevereiro a maio (a chamada quadra chuvosa) o mais vigoroso.

Este ano em Coelho Neto as chuvas estão intensas e acima da média em relação ao ano passado, apontando para uma acentuada precipitação nos próximos meses.

A tarde/noite desta sexta-feira, 18/02, aqui em Coelho Neto, a chuva foi constante e chegou aos 69 milímetros, superando até aqui a maior chuva do ano que acontecera dia 12/01, quando a precipitação chegou aos 59 milímetros.

Só aqui em Coelho Neto, neste mês (de 01 a 18.02), já atingimos os 265 milímetros, que significam um aumento nas chuvas em mais de 154% em relação ao mês inteiro de fevereiro de 2010.
Na semana passada, nas várias incursões nossa aos povoados de Coelho Neto e de Caxias, verificamos que muitas roças já se apresentavam completamente capinadas e os legumes já bem crescidos. Em estando todas assim, podemos acreditar que teremos uma boa safra nas roças dos nossos trabalhadores.

Boa chuva nas roças reverte-se em farturas na mesa dos Coelho-netenses desse grande Maranhão.
   Texto; Raymundo José

Um comentário: